Quem é você?
  Postado em 22/05/2016
 

Conhecer a si mesmo, você se conhece? Sabe por que reage diante de algumas circunstâncias? Autoconhecimento não é um assunto novo, grandes Filósofos se manifestaram em suas respectivas épocas: Demócrito (362 a.C); Tales (562 a.C); Sócrates (399 a. C.); Hecráclito (480 a. C.); Platão (347 a.C.); Aristóteles (322 a.C.) e muitos outros.

Hoje gastamos muito tempo e dinheiro em treinamentos tentando melhorar a nossa performance, mas o que a maioria desses treinamentos nunca dizem para você é: primeiro conheça a si mesmo. Você quer ter uma alta performance? Quer ser um excelente orador? Um excelente vendedor? Conheça a si mesmo!

Um pouco de história usando o exemplo de Sócrates. Ele viveu em Atenas no século V a.C. e podemos dizer que ele é considerado o pai do racionalismo ocidental. Segundo relatos, o mesmo nada escreveu em vida e tudo que sabemos dele foi graças a seu discípulo Platão. Mas foi graças a ele que a civilização ocidental começou a valorizar a razão, a verdade e o conceito. Seu espiritualismo afirmava-se na famosa frase “conheça-te a ti mesmo”. O conhecimento de si mesmo implica o conhecimento de nossas ações, de nossos desejos e de nossa vida moral, do nosso EU. Para Sócrates a sabedoria consistia em vencer a si mesmo e a ignorância em ser vencido por si mesmo. Segundo ele era necessário se conhecer melhor para ser feliz. “Conheça-te a ti mesmo”. Quando nos conhecemos dificilmente agimos por impulso, dificilmente somos dominados por nossas paixões, mais resolvidos e determinados seremos em nossos objetivos. Portanto, antes de qualquer envolvimento em treinamentos para melhorar sua performance pessoal, que tal se conhecer? Será uma verdadeira aventura para seu próprio EU. Boa viagem!

 

Compartilhe este Artigo